O espetáculo “VIOLETAS” é fruto da pesquisa “Memória da Voz”, realizada pela atriz Mayra Montenegro, com direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) e assistência de direção de Eleonora Montenegro. O espetáculo busca dar voz às mulheres, às guerreiras anônimas, sonhadoras solitárias, que dedicaram suas vidas aos filhos e maridos e não puderam realizar sonhos outros. 

O fio condutor é a história da avó de Mayra, dona Wilma, que com o seu exemplo de vida e amorosidade, inspira toda a pesquisa. A partir dela, outras tantas poderão ganhar Vez e Voz. A pesquisa/espetáculo parte da metodologia da mímesis corpórea e vem propor uma reflexão sobre o nosso papel ou papéis através de testemunhos, observações e descobertas. O objetivo é de construirmos (atriz e plate

SINOPSE

Quem foram/quem são essas guerreiras do lar? Sonhadoras anônimas que realizam cotidianos atos de amor/heroísmo? Essa é a história da vovó Wilma, mas também é a história da Neuma, Rosilda, dona Maria, tia Santinha, Mayra, Eleonora e de tantas outras. Como remendar a própria alma? Como ser esteio durante toda a vida, sem nos esquecer também viventes? Para nos remontar ou nos reorganizar, precisamos nos desmontar e redescobrir, em meio às dores e feridas abertas. “Violetas” é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autoria de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos.

FICHA TÉCNICA

Criação e Atuação: Mayra Montenegro
Direção geral: Raquel Scotti Hirson
Assistente de Direção: Eleonora Montenegro
Figurino: João Marcelino
Iluminação: Eleonora Montenegro e Francisco Barganian
Realização: Cia. Violetas de Teatro
Produção: Amora Produções

NECESSIDADES TÉCNICAS

Dimensões da área cênica: 6m x 6m
(Semi-arena, podendo ser adaptado para palco italiano)
1 projetor + computador
Rotunda preta ou branca

OUÇA A PLAYLIST DO ESPETÁCULO

Abrir bate-papo
Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos ajudar?